Blogue da Afife Boardriders Club - Escola de Surf [Viana do Castelo/Portugal]

Balanço Projecto Viana Grommet 2009

O ano de 2009 foi um ano de afirmação para este projecto da ABC-ES. Demos continuidade ao PVG de forma sustentada, temos mais jovens praticantes de Surf abaixo dos 18 anos de idade no concelho de Viana do Castelo do que alguma vez houve até hoje.

Participamos em 22 eventos ligados à competição de Surf no meio juvenil e, se apesar de termos baixado a nossa média de atletas no Circuito Nacional de Surf Esperanças de 3,2 para 2,3 jovens/etapa (mesmo assim mais de 7 vezes superior a qualquer época pré PVG), os resultados melhoraram muito para jovens que, exceptuando um, tinham em 2009 menos de 2 anos de prática da modalidade. Por altura da finalíssima do CNSE tínhamos 3 jovens classificados para a mesma (1 em Sub12 e 2 em Sub 16). Apenas um destes participou: Miguel Silva de 10 anos no Sub12 e manteve-se no top do seu escalão, classificando-se para o TMN Saca Júniores de 2010. Ainda nos podemos regozijar de sermos a única escola de toda a Região Minho com atletas a participar neste importante circuito do Surf Nacional e a primeira a perfazer o total do calendário de etapas do mesmo desde que há dados do mesmo (12 anos: 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009), não deixando de ficar tristes pela falta de apoio institucional  e público que estes jovens identificaram.

Outro dado de extrema importância, já que estamos a falar de jovens e de sustentabilidade, é a quantidade de jovens Vianenses com menos de 12 anos presentes no CNSE: 3 (número trêz vezes superior ao Porto onde a densidade demográfica e o número de Escolas de Surf é deveras contrastante em relação a Viana do Castelo), são eles: Miguel Silva, Eduardo Faria e Justino Viana. Sendo que o PVG ainda tem mais 3 jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos de idade que aguardam estar à altura em termos técnicos para se juntarem aos seus colegas.
 
No que toca ao Surf como meio para motivar os jovens, tivemos apenas uma exclusão por falta de rendimento escolar numa população de 32 jovens em 2009. Sendo que o aluno após ter conseguido resultados escolares acima da média durante este início de 2010 reingressou no PVG.




No Circuito de Volcom Qualifying Series, Gustav Groenendijk classificou-se para a Final Europeia deste Circuito em Anglet (França), ao ficar em 3º Lugar na Categoria Groms (menos de 15 anos) no Volcom Rumblefish em Carcavelos/Lisboa.

Já nos circuitos regionais tivemos excelentes resultados com vários dos nossos jovens atletas presentes nas finais das diferentes etapas dos dois circuitos regionais que tinham escalões juniores em 2009, entre eles Miguel Delgado, Manuel Osório, Gustav Groenendijk e Gonçalo Cruz .Gustav Groenendijk venceu a etapa Sub18 em Viana do Castelo do Circuito de Surf do Norte e Gonçalo Cruz ficou em 4º Lugar na classificação geral deste mesmo circuito, realçando ainda que ambos são do escalão Sub16. Ainda no que respeita a Gonçalo Cruz, este atingiu um excelente 2º Lugar na classificação do Circuito Esperanças da Associação de Surf de Matosinhos na categoria Sub16 e venceu o Campeonato Anual Open do Surf Clube Praia d'Âncora.


A evolução rápida e de qualidade dos nossos jovens surfistas e atletas, já demonstrou o valor da ABC-ES, sendo que vários atletas de destaque do Norte de Portugal (nomeadamente: Sebastião Furtado, considerado o melhor surfista júnior do Norte de Portugal e Gonçalo Magalhães de 9 anos, ambos do Porto) e de outros Países (Timothy Latte da Suécia) se juntaram à nossa equipa para serem treinados. Por esta razão a ABC-ES em conjunto com Rui Pedro Amaro decidiu iniciar um projecto de gestão de carreira e treino de alto rendimento: o Northern Athlete Management (NAM). Este projecto consiste na elevada qualidade dos treinos físicos, técnicos, tácticos e mentais específicos para o Surf e numa promoção da carreira daqueles jovens Surfistas que revelam talento especial para a competição, razão pela qual está limitado nesta primeira fase a 8 jovens do Norte de Portugal, sendo que apenas com 2 vagas preenchidas até à data, uma pré selecção anual também terá lugar em meados de 2010.

2010 será um ano de muitas surpresas para o Surf Nortenho em geral e para o Surf Vianense em particular.

Queremos deixar aqui o nosso agradecimento a todos os que nos apoiaram em 2009, em especial aos nossos patrocinadores.

Reply